Entretenimento

reginaldo@reginaldodecampinas.com.br

Helicóptero Presidencial - Brasilia DF


DESCRIÇÃO

A presidente Dilma Rousseff terá à disposição, a partir desta quarta-feira, um novo helicóptero, com capacidade para transportar 10 passageiros e três tripulantes. A aeronave, um modelo EC-725, foi adquirida em uma compra de 50 helicópteros a um custo total de R$ 5,2 bilhões. Dois deles serão de uso exclusivo da Presidência. O próximo será entregue no prazo de um ano.

A compra servirá para reposição de equipamento em Brasília, onde a frota da Presidência conta com dois helicópteros modelo Super Puma (de porte semelhante ao novo modelo). Em São Paulo, onde a Presidência da República possui um escritório regional, há também uma frota de mais dois helicópteros de menor porte. A previsão é que a partir da chegada do segundo EC-725, os atuais Super Puma sejam remanejados para outras atividades no governo.

Em 2008, o governo federal assinou contrato com a Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros, para fornecimento de 50 novos equipamentos. Além dos dois destinados para ficarem à disposição da Presidência, outros 48 serão divididos igualmente entre as três forças armadas. As peças e componentes vieram da França, onde fica a sede da sócia da Helibras, Eurocopter. Até 2014, a expectativa é que o índice de nacionalização dos helicópteros chegue a 50%.

O EC-725 tem autonomia de voo de 4 horas e meia e pode fazer percursos superiores a 1 mil km. A Helibras e o governo não souberam informar quanto custou especificamente a configuração desenvolvida para atender à presidente da República.

Ministério da Defesa

AGRADECIMENTOS

Helicóptero Presidencial
Helicóptero Presidencial
Helicóptero Presidencial
Helicóptero Presidencial

PUBLICIDADE