Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas
Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas

Reginaldo de Campinas
Reginaldo de Campinas

Fusca 1302-S

R$ Não está à venda!

Informações do veículo

Cidade: São Paulo SP

Portas: Nenhuma Seleção

Combustível: Nenhuma Seleção

Câmbio: Nenhuma Seleção

Cor: Nenhuma Seleção

INDISPONÍVEL

Confira todas as fotos do veículo

Raridade Ar Condicionado

 

No inicio dos anos 70, a VW começou a sentir o peso da dependência de um único modelo e de um grande mercado (US) de exportação. Wolfsburg dependia quase que totalmente do Beetle e da sua linha exclusivamente refrigerada a ar.

A concorrência dos japoneses só fazia aumentar e a legislação de segurança a emissões nos Estados Unidos, capitaneada pela Califórnia, aumentava a preocupação dos fabricantes sobre o tema.

Já em meados de 1973, a VW acelerou o desenvolvimento da sua linha refrigerada a água, baseada na tecnologia das subsidiarias recém adquiridas como a NSU (que fracassou com seu modelo de motor rotativo) e a Audi. Desse projetos, nasceriam o Passat de primeira geração, o Polo, o Scirocco (um cupê Golf esportivo) e finalmente o próprio Golf, que salvaria a VW da quase insolvência.

No entanto, no intervalo entre 1970 e 1974, algo precisava ser feito.

E foi daí que nasceu a família 1302 e 1303.

Em termos de mercado, foi um grande fracasso: caro de construir e não sanava os problemas crônicos de um projeto da década de 30.

Ambos já tinham a carroceria com vidros maiores (coisa q o nosso VW nunca teve. A carroceria com suspensão dianteira por barras de torção já tinha na Alemanha desde 1968 maior área envidraçada) e acrescentaram a frente mais bojuda com estepe deitado e suspensão McPherson, muito mais eficiente e que possibilitava menor raio de rolagem e melhor handling. A suspensão traseira por homocinetica também é diferente, parecida com a dos primeiros 911 e das Kombis mais modernas.

O 1302 veio primeiro e durou de 1971 a 1973. A versão 1303 teve também vida curta, de 1973 a 1975 e se diferenciava pelo pára-brisa panorâmico curvo e painel mais moderno, prevendo a adoção de airbags que nunca vieram.

Ambas são raríssimas no Brasil (e mesmo no mundo) sendo que a versão 1303 sobreviveria em sua forma conversível, fabricada pela Karman, ate o final de 1980. As versões com barra de torção não foram descontinuadas e continuaram sendo fabricadas em Emden na Alemanha ate 1978 quando seu maquinário foi transferido pro México que produziria a versão mais moderna ate 2003 (e exportada pra Europa ate 1985).

Esse 1302 é a versão S, mais esportiva, e esta com rodas originais (que também vinham nas versões VW do Porsche 914/4) e esta equipada com teto de chapa original, semelhante ao que equipou o “cornowagen” na linha 1966, aqui no Brasil.

Os tecidos dos bancos foram trazidos da Alemanha e equipavam os Porsches na primeira metade da década de 70 e são bastante parecidos com o tecido que equipou a Serie Prata 1979/80 brasileira.

O motor esta ligeiramente mais forte, com dois carburadores Weber 44 para um motor de 1900cc. O ar condicionado é kit mexicano.

Hoje ela faz companhia a outro 1303S, esse todo original, na cor Orange Pumpkin.